Rise Studio |
Logo Rise Studio

5 etapas essenciais para desenvolver um aplicativo

Não há como negar que para tudo hoje em dia, existe um aplicativo simplificando as demandas diárias, mas como desenvolver um aplicativo com eficiência, segurança e assertividade?

Cada necessidade implica em recursos e ferramentas específicos para a criação de um app. Portanto, reunimos 5 etapas cruciais para te ajudar no desenvolvimento. Confira!  

1 – Organize e construa a ideia do projeto

Formular uma ideia inicial é apenas o primeiro passo e, talvez, o mais simples ao se desenvolver um aplicativo. Por outro lado, a etapa de organização exige muito mais foco, pois é onde a equipe de criação delibera sobre seu objetivo central.

Para conseguir estabelecer os requisitos mínimos alinhados aos objetivos que o aplicativo promete cumprir e, assim, nortear a fase primária, responda as seguintes questões:

  • Quais gargalos/dores o aplicativo pretende solucionar e quais os requisitos necessários para isso?

  • Como deverá ser a identidade visual do app?

  • Quais princípios precisam ser respeitados durante a criação?

  • Quais vantagens competitivas estimular para se destacar no mercado?

  • Qual o caminho mais seguro para consolidar tudo isso?

2 – Defina a plataforma de destino do aplicativo

Em seguida, é o momento de definir qual ou quais plataformas o aplicativo será compatível. Hoje em dia temos o iOS e Android como principais e, se possível, crie um aplicativo que seja amigável a ambas.

Além de garantir que praticamente todos os usuários possam ter acesso ao app, é uma estratégia eficiente para ampliar a visibilidade no mercado. Em sua grande maioria, os apps são gratuitos e precisam de reconhecimento perante os clientes para gerar interesse em investimentos, melhorias e novas parcerias. 

3 – Estabeleça qual tecnologia utilizar

Quando falamos em tecnologia para construção de aplicativos, é crucial associar duas em especial: nativa e híbrida. Essa definição também impacta na tecnologia utilizada para, de fato, desenvolver o programa.

O app nativo, é aquele criado para uma única plataforma, ou seja, se ele for desenvolvido para Android, então não há compatibilidade com iOS e vice-versa.

Já o híbrido é utilizado em ambas, mas a diferença é que ele pode apresentar limitação de recursos, principalmente se comparado ao nativo, que possui linguagem própria, mais qualidade e recursos. 

4 – Analise o melhor layout para desenvolver o aplicativo

Conhece o conceito de Arquitetura de Informação? Esse processo permite aos desenvolvedores compreender melhor o layout, que consiste na posição ideal dos botões do aplicativo, otimização de cores, disposição de menus, entre outros.

Desse modo, a ideia é oferecer um aplicativo amigável, intuitivo, transparente e de fácil utilização. Para isso, são realizados testes recorrentes e estudos sólidos, a fim de atingir alta taxa de aceitação e satisfação dos usuários.

5 – Conte com ajuda especializada para reduzir a margem de erros

Caso você encontre dificuldades ao desenvolver o aplicativo, certamente a melhor alternativa é contar com uma empresa desenvolvedora especializada. 

A Rise Studio é especializada no desenvolvimento de apps profissionais. Trabalhamos com a criação de Blogs e Sites, Aplicativos Mobile, Advergames e Jogos, E-commerce, Sistemas e interações e Plataforma Digital.

Portanto, temos a expertise necessária para absorver suas necessidades e oferecer um desenvolvimento alinhado aos seus objetivos. Entre em contato com a nossa equipe para saber tudo sobre os serviços que oferecemos. Até breve!