Rise Studio |
Logo Rise Studio

Como melhorar a velocidade do seu site WordPress em 7 passos

Sabemos que um dos fatores que aumenta a taxa de rejeição no site é a lentidão no carregamento. Esse problema impacta diretamente a experiência do visitante. Justamente por isso é tão importante manter a velocidade do seu site WordPress impecável.
Selecionamos algumas dicas de otimização que poderão ajudar muito você a aproveitar todos os benefícios desta plataforma. Confira!


7 dicas rápidas de otimização na velocidade do site

1- Faça o teste de agilidade no carregamento 

Para avaliar de forma mais assertiva qual é a situação real do seu site, faça um teste rápido de velocidade. A ferramenta PageSpeed Insights do Google é essencial para isso. 
Basta colar o endereço do seu site no campo solicitado e clicar em “analisar”. Rapidamente a ferramenta lançará um relatório básico sobre o que precisa ser modificado na página para otimizar a velocidade. 


2- Descubra a velocidade ideal

De acordo com um levantamento da Pingdom, o tempo médio de carregamento de sites com alto desempenho é de 5 segundos. Entretanto, se o site estiver com velocidade de até 8 segundos, será considerado melhor do que 94% dos sites da WEB.

3- Instale um cache plugin

O próprio WordPress disponibiliza três plugins que podem ajudar: WP Fastest CacheWP Super Cache e o W3 Total Cache.
O cache é uma área de acesso temporário de alta velocidade. Isso significa que a ferramenta armazena as informações mais recentes, permitindo serem rapidamente acessadas mais tarde. 
Em outras palavras, o cache pode ser usado para guardar e mostrar uma versão estática das páginas para quando os visitantes retornarem ao site. Com isso, você conseguirá melhorar a velocidade e o desempenho website.

4- De olho na hospedagem do site

A escolha da Hospedagem ideal é uma etapa muito importante do processo de ativação do site. Caso escolha um host de baixa qualidade, consequentemente, reduzirá o desempenho do seu site.

5- Faça otimizações SEO On Page em todas as páginas

Quando um site possui excelente otimização de SEO On Page, se tornará mais visível nos mecanismos de buscas e terá um carregamento mais veloz. 
O SEO On Page é responsável por garantir a otimização das páginas da web, para que elas estejam em total adequação às pesquisas dos usuários e às regras do Google. 
Além disso, uma página que possui SEO On Page é perfeitamente estruturada de modo que se torne amigável com qualquer tipo de dispositivo móvel. 

6- Mude o site para a versão HTTP2

Caso o seu site ainda não utilize o HTTP2, é importante implementar a mudança o mais rápido possível. O protocolo HTTP2 suporta multiplexação, paralelismo e compactação HPACK, entre outros recursos que o tornam uma versão muito mais otimizada.
Além disso, o novo protocolo é responsável por deixar os sites mais rápidos e apresentar ao visitante o selo de “site seguro”, essencial para lojas virtuais. 

7- Você já ouviu falar de Resource Hints?

Resource Hints são responsáveis por reorganizar como os conteúdos aparecem aos visitantes e por otimizar o carregamento das páginas. O recurso permite que o navegador do usuário comece a baixar arquivos antes que eles sejam realmente necessários. 
Em 2016, o WordPress lançou a versão do plugin Resource Hints 4.6 que poderá ajudar muito a otimizar o carregamento dos principais itens das suas páginas.
Agora que você já aprendeu muita coisa sobre velocidade de carregamento do site, o que acha de compartilhar as dicas com outras pessoas? Essa atitude, certamente, ajudará muita gente. 
Caso tenha alguma dúvida na implementação dessas dicas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de especialistas. Nós podemos ajudar você!