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Dicas de como alavancar as vendas no online

As empresas que acompanham a evolução do mercado consumidor entendem a importância em investir nas vendas online, promovendo maior interatividade com os clientes e expandindo o território de atendimento.

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As empresas que acompanham a evolução do mercado consumidor entendem a importância em investir nas vendas online, promovendo maior interatividade com os clientes e expandindo o território de atendimento.
Essa é uma estratégia que se tornou uma imposição para as empresas, afinal, a digitalização mundial alcançou os mais variados públicos e é preciso alcançar tais clientes.
Afinal, eles estão cada vez mais interessados nas facilidades que esse modelo de comercialização oferece, com bens de consumo para todos os gostos e bolsos.
Sendo assim, as empresas preparadas para atender no formato virtual se destaca perante os consumidores, além de garantir a expansão da marca para lugares além do imaginado.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE E-COMMERCE E MARKETPLACE

As empresas que contam com um setor dedicado aos cuidados com as vendas online têm à disposição profissionais especializados. Por outro lado, há muitas agências de comunicação e tecnologia que atendem os mais variados clientes que querem explorar o mundo digital.
Dessa forma, o mercado está em franca expansão e, com isso, as mudanças que a própria tecnologia provoca devem ser acompanhadas de perto, a todo instante. Como os modelos de plataformas que são dedicados apenas para as vendas online.
Para saber a diferença, é preciso entender como cada uma funciona e quais as possibilidades que cada uma oferece às empresas e, mais importante, as facilidades de acesso e navegação para os consumidores.

1- E-commerce permite mais liberdade e personalidade

Assim que a internet ficou disponível para a sociedade civil, ainda nos anos 1990, além dos portais de notícias e da disponibilidade de e-mail, foram as lojas virtuais que movimentaram o mundo dos negócios.
Desde então, é possível verificar em um site comercial de uma indústria médica a disposição de um aparelho de endoscopia preço, forma de pagamento e entrega, tudo de maneira online.
Os mais diferentes empreendimentos comerciais passaram a ocupar o devido espaço para atender uma clientela conectada.
O consumismo tomou proporções estratosféricas, levando a empresas de pequeno porte ao alcance de grandes conglomerados.
Isso não apenas pelo consumismo, mas também pela facilidade de competição proporcionada e a busca por empresas mais humanizadas e que proporcionam identificação aos usuários, modificando as relações de venda.
As empresas passaram a investir em lojas virtuais, ou e-commerces, até mesmo para atender a nichos específicos do mercado.
Nesse modelo de negócio, cada marca se coloca à disposição dos clientes, de maneira personalizada e que permite uma experiência mais pessoal e dinâmica.
Mais ainda, com total controle e liberdade para atender o mercado consumidor conforme a política empresarial.
A mesma empresa utilizada como exemplo no início deste tópico pode oferecer serviços extras, como a eixos para usinagem acessível e de acordo com as necessidades dos clientes com parceiros, para otimizar o funcionamento de suas peças.
Outros elementos característicos ao e-commerce tratam da identidade visual própria, reforçando a divulgação da marca, e a logística de entrega dos produtos e serviços.

2- Marketplace demanda menor investimento inicial

Por outro lado, o marketplace é um espaço democrático, em que diversas empresas formalizam parcerias comerciais utilizando marcas que possuem expertise tanto na tecnologia quanto na logística.
Além disso, esse modelo de plataforma digital de vendas online ajuda na divulgação e na centralização de diferentes empresas, dando ao consumidor a opção de escolher qual o fornecedor que mais atende às necessidades no momento.
Outro fator preponderante quando se trata da escolha em formalizar a parceria com um marketplace está na possibilidade de um investimento menor para o desenvolvimento de um site de vendas online, e o alcance maior a diferentes públicos, que já reconhecem no marketplace um local de referência e segurança.
Neste caso, toda a estrutura tecnológica está disponível, com facilidades que permitem a inserção de produtos e serviços até mesmo para pessoas que não dominam totalmente a linguagem digital.
O mesmo serve para os consumidores, que encontram em um aplicativo para celulares e tablets, ou um site para desktop ou notebooks, um ambiente amigável e de fácil navegação.
Em ambos os casos, é preciso contar com plataformas que garantam a segurança da empresa e do usuário, para evitar qualquer dano patrimonial eletrônico.
Da mesma forma, tem-se a segurança financeira, com softwares adequados para identificação dos usuários e pagamento junto aos empreendimentos comerciais e demais taxas, impostos e serviços atrelados à aquisição de qualquer produto ou serviço.

DICAS PARA SE DESTACAR E AUMENTAR AS VENDAS

Esclarecido esses pontos, quem aposta em e-commerce ou marketplace deve se apresentar e se destacar perante a concorrência, atraindo os consumidores de uma maneira segura.
As principais dicas estão relacionadas a:

  • Apresentação de produtos com fotos e vídeos;
  • Descrição clara e eficiente;
  • Serviço de atendimento ao consumidor;
  • Setor de venda e pós-venda ativos.

Esses cuidados tendem servir como um termômetro e fonte de pesquisa para garantir as vendas e, se possível, fidelizar os clientes e torná-los um divulgador espontâneo.
Podem ser utilizadas diferentes ferramentas relacionadas ao marketing digital, como apresentado a seguir.

MARKETING DIGITAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO

Qualquer que seja o modelo escolhido para alavancar as vendas da loja online, o ideal é que o empreendimento comercial faça, de forma constante, a divulgação da marca, dos produtos e serviços para o público consumidor.
Seguindo o caminho aberto pela tecnologia, o marketing digital é o trajeto natural para quem está inserido em um mundo digital que se expande cada vez mais, se fazendo presente na vida da sociedade nas mais diferentes formas e situações.
Isso vale para qualquer tipo de consumidor, seja pessoa física ou jurídica. Quando uma empresa precisa de um laudo técnico engenharia civil preço para a manutenção de equipamentos de climatização interna, a internet é um caminho frequente que responsáveis pela manutenção trilham.
Por isso, todos os fornecedores devem estar presentes no ambiente online, com um marketing digital eficiente e que esteja de acordo com os perfis de clientes que podem ser atendidos.
Nesse sentido, uma dica fundamental para quem investe em marketing digital é conhecer o público que atende. Mesmo os nichos de mercado são atrativos e podem contar com muitos consumidores, que passam a ser fidelizados.
A forma como empresas de estacionamento em são paulo buscam por clientes mudou com o avanço da tecnologia, assim como em outros setores produtivos e comerciais. Mais ainda, agora o processo oposto pode se dar com ainda mais facilidade.
Afinal a internet e o marketing digital oferecem as mais diversas ferramentas, como:

  • Blogs corporativos;
  • E-mail marketing;
  • Plataformas de áudio e vídeo;
  • Sites empresariais.

São ambientes diferentes que permitem a produção de conteúdos diferenciados, que chamam a atenção dos consumidores, e ajudam na divulgação e no aumento de quem comercializa de forma online.

INBOUND MARKETING ATRAI DE FORMA ESPONTÂNEA

Muitas vezes, para atrair os consumidores de maneira correta precisam encontrar os canais de comunicação corretos.
As estratégias adotadas pelo inbound marketing são ideais, pois elas tratam de pontos que ajudam no aumento das vendas, sendo:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Encantamento.

Esses pontos são trabalhados dentro do funil de vendas, enquanto o lead, como são denominados os potenciais clientes, passam pela jornada de compra.
Isso ocorre desde a apresentação de um problema, ou necessidade de consumo, até a finalização e entrega ao consumidor.
Já os canais de comunicação utilizados podem variar desde os sites e blogs corporativos, até as redes sociais de uma empresa de sistema para controle de delivery, quando esse tipo de serviço, por exemplo, é solicitado por restaurantes e locais do ramo.
As plataformas são diversas, e cada empresa deve se adaptar aos usuários e garantir uma presença constante para que a marca seja fortalecida continuamente.
O envio de e-mail marketing é outra ferramenta eficaz quando se trata de atração de leads, desde que o planejamento de inbound marketing esteja funcionando de forma plena.

OUTBOUND MARKETING AINDA ESTIMULA O CONSUMO

No mundo da publicidade é preciso aproveitar todas as ferramentas de divulgação.
Como dica, as empresas devem se posicionar sempre que possível e distribuir relatórios contábeis gerenciais para os consumidores comerciais ou do meio corporativo.
A comunicação visual ainda é um dos grandes atrativos para o posicionamento de uma marca, mesmo em tempos em que a tecnologia avança a passos largos nos mais diversos ambientes sociais. Neste caso, a união de ambas as frentes e forças para agregar ainda mais valor à marca é fundamental.
Assim, é preciso lembrar que há diversos elementos visuais que podem ser utilizados no dia a dia para apresentar ou reforçar uma marca junto ao mercado consumidor.
Para se ter uma ideia, é possível utilizar uma ferramenta presente em estabelecimentos comerciais, o fermentador rotomoldado, como um elemento visual que divulga não só a marca, mas também o site da empresa ou as redes sociais.
Isso pode servir como estímulo ao consumo, ajudando no aumento de vendas tanto no ponto de venda quanto na loja virtual.

CONCLUSÃO

As dicas apresentadas nos tópicos anteriores podem ajudar a alavancar as vendas online. No entanto, é preciso lembrar que esse trabalho é contínuo.
Seja um e-commerce próprio ou a presença em um marketplace, o aprimoramento é sempre bem-vindo, ainda mais quando se trata de novas tecnologias que provocam mudanças de comportamento dos consumidores e um ambiente que se modifica rapidamente, abrindo espaço para novos concorrentes se posicionarem.
Por fim, vale lembrar que um loja virtual, em qualquer formato, é uma vitrine em exposição para os mais variados tipos de clientes. Ou seja, o aumento das vendas está atrelado à otimização dos sites, aos esforços no marketing de conteúdo e à diversidade de atendimento.
As estratégias propostas pelo inbound marketing, a presença recorrente nas redes sociais e todas as técnicas que podem ser utilizadas, tanto no mundo virtual quanto no real, quando colocadas em prática de maneira adequada, vão alavancar as vendas online.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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