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Era digital: conheça a nova jornada de compras dos consumidores

Com a era digital, a forma com que os clientes caminham pela jornada de compra se alterou exponencialmente. Já não há aquele espaço gigantesco entre as etapas e o processo de venda tem se tornado bem mais interativo do que era antes. 

Com as redes sociais, por exemplo, as organizações conseguem acompanhar a repercussão de suas campanhas de perto, otimizando suas estratégias e atingindo melhores resultados. 

Pensando nisso, hoje falaremos um pouco sobre as mudanças trazidas pela era digital e como elas transformaram a jornada de compra dos consumidores. Acompanhe!

Jornada de compras

Nada mais é do que o caminho percorrido por um potencial cliente até o momento da decisão de compras, e se divide em quatro etapas:

  1. Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o cliente ainda não sabe que existe um problema e/ou uma necessidade, e por isso, os conteúdos são mais voltados para despertar interesse daquele consumidor.

  1. Reconhecimento do problema

A partir daqui o cliente em potencial já sabe da existência de um problema, e a função das empresas é enfatizar o senso de urgência, destacando as vantagens do produto oferecido. 

  1. Consideração da solução

Nesta etapa, o cliente busca a solução mais eficiente para o seu problema e ele já se encontra disposto a considerar produtos e serviços. Aqui, é importante destacar por que o consumidor em potencial precisa realmente dessa solução.

  1. Decisão de compra

Na última etapa, é o momento de direcionar o consumidor, comparando todas as propostas de mercado e dizendo que a partir da sua solução, o cliente terá benefícios e vantagens.

Mudanças da era digital

A jornada de compras vista anteriormente não se aplica tanto aos dias de hoje, justamente, pelos altos níveis de influência dos meios digitais.

Os consumidores, até então, não tinham tantos recursos para entender melhor o que estavam comprando. Tratava-se de um caminho linear em que o público era impactado apenas pelas mídias interruptivas, tais como a TV, o rádio, os outdoors, os jornais, as revistas, entre outros.

A grande tendência do consumidor atual é traçar uma jornada de compra omnichannel. Isso significa que seus clientes estão em vários canais de comunicação digital e buscam informações sobre o que querem comprar em todos eles. Se você for analisar o caminho que o seu público-alvo percorre antes de chegar ao seu produto, perceberá que boa parte se resumiu a momentos de pesquisa.

Qualquer empresa que queira investir em uma estratégia de marketing pautada no conteúdo precisa levar em consideração os fatores que influenciam o poder de escolha dos consumidores. Poder entender as dores do cliente já um grande passo para criar soluções que despertem o interesse deles.

Interação entre o digital e o físico

De acordo com o Google, 83% dos entrevistados que visitaram uma loja na semana anterior à pesquisa, fizeram uma busca online sobre o produto desejado. Ou seja, mesmo quem compra em lojas físicas, usa os canais digitais para decidir sobre sua compra. Por isso, a presença do seu negócio em diferentes canais digitais é tão importante.

Os clientes chegam às lojas, atualmente, com um poder de barganha muito maior, visto que a democratização das informações pela internet revolucionou a tomada de decisão.

Agora você já sabe a importância da presença da sua empresa nos meios digitais. Entendendo isso, fica nítido a relevância de redes sociais bem trabalhadas e o quanto um bom site impacta diretamente nos resultados dos seus negócios.

Para maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a melhorar o seu posicionamento digital.