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Indicadores de desempenho de site: entenda o que é importante analisar

Em um cenário de alta competitividade, apresentar um site confiável, seguro e objetivo é uma estratégia fundamental para as empresas sobressaírem no mercado. Entretanto, para medir o sucesso do investimento, é necessário avaliar alguns indicadores de desempenho do site (KPIs).

Para te ajudar, selecionamos os 5 principais indicadores que você precisa monitorar e atualizar sempre para obter melhores resultados. Confira! 

Conheça 5 indicadores de desempenho importantes para o site 

1 – Tráfego 

Identificar o número de visitas em seu site ajudará a planejar melhor as ações de Marketing e medir a eficiência do trabalho. Toda empresa precisa analisar o seu alcance na internet.

Você pode analisar essa métrica semanalmente ou mensalmente. O importante é monitorar sempre e implementar mudanças para aumentar a taxa. 

Entretanto, aqui vale uma ressalva. Não adianta investir em estratégias de atração de Marketing se o seu site não está preparado para receber os visitantes, que estão cada vez mais exigentes.

2 – Número de páginas acessadas

Esse medidor é muito importante para identificar quais as estratégias estão funcionando e quais não estão surtindo efeito. É uma informação muito importante para otimizar as páginas que não estão sendo acessadas ultimamente.

Talvez se você realizar uma melhoria de estrutura na página, reformular a disposição de conteúdo ou até mesmo fazer um trabalho visual mais atrativo, mude essa realidade. 

Utilizamos muito esse KPI também nas páginas de Blog. Dessa forma, conseguimos perceber quais conteúdos atraem mais visitantes e são mais interessantes. 

3 – Tempo de permanência no site

Esse fator se refere ao tempo médio que cada visitante permanece em uma determinada página do seu site. O indicador está muito ligado à experiência de usuário, entregue pelo seu site ou blog ao público.

Quanto maior a taxa de permanência, maior o sucesso do seu site. Isso significa que você está fazendo um bom trabalho e que as pessoas estão enxergando valor na sua empresa.

4 – Taxa de rejeição do site

Também chamado de Bounce Rate, é um medidor que avalia a quantidade de pessoas que acessaram o seu site e o abandonaram logo em seguida, sem interagir em nenhuma de suas páginas. Mas o que isso significa?

Provavelmente não encontraram o que buscavam. O problema geralmente está ligado à construção do site em si, falta de planejamento de conteúdo, falta de botões, experiência do usuário, acessibilidade às principais informações e até mesmo o visual do site pode ser a causa.

Quanto maior a taxa de rejeição, menos o seu site será considerado relevante aos “olhos” do Google. Se você deseja obter boas posições de ranqueamento nas primeiras páginas do buscador, é interessante começar a monitorar e mudar o que for preciso!

5 – Indicador de qualidade

Esse KPI ajudará muito empresas que possuem uma plataforma de e-commerce. Na verdade, é preciso analisar o processo como um todo e se colocar no lugar do visitante.

Todo o processo é fluido, dinâmico, acessível e eficiente? Existem gaps e problemas relacionados ao bom desempenho? Todas essas questões vão colaborar para a satisfação dos clientes.

Medir a qualidade do seu site ajudará a manter a aceitação do público e, consequentemente, transformar a sua empresa em autoridade na área de atuação. Fique de olho no site do seu concorrente e estude maneiras de fazer melhor! 😉

Esperamos muito que essas dicas tenham sido úteis para você e que possam ajudar a otimizar cada vez mais seus processos de aquisição de clientes. Conte sempre com a Rise Studio para desenvolver um site ideal para a sua necessidade. Fale conosco e tire todas as suas dúvidas!