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Marketing de Guerrilha, quais são os tipos, quando e onde aplicar?

A competitividade no mercado é algo visível e pode deixar alguns empreendedores preocupados, principalmente os iniciantes.

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A competitividade no mercado é algo visível e pode deixar alguns empreendedores preocupados, principalmente os iniciantes. No entanto, utilizar algumas estratégias pode ser determinante. O Marketing de Guerrilha, por exemplo, é uma excelente solução para apresentar ao cliente o que a marca tem de melhor de forma criativa e com menor custo.
No entanto, para criar boas estratégias focadas neste tipo de marketing é importante conhecer e entender o conceito, como aplicá-lo no seu negócio e quais os benefícios que pode agregar.
Afinal, quanto mais informações e conhecimento, maiores são as chances de criar um planejamento estratégico e eficiente para o crescimento da sua empresa.
Para te ajudar neste processo, preparamos o artigo a seguir que está repleto de informações sobre o marketing de guerrilha, confira!

O QUE É MARKETING DE GUERRILHA?

O Marketing de Guerrilha consiste em um modo criativo e diferente de explorar a “propaganda” e divulgação da marca e seus produtos/serviços, inclusive, atuando de forma mais agressiva, algo que diferencia as estratégias da publicidade tradicional.
O crescimento de novas empresas e aumento de canais tem exigido dos empreendedores novas maneiras de chamar atenção dos leads (potenciais clientes) de modo a conseguir realizar as ações de divulgação e lançamento.
O principal foco do Marketing de Guerrilha é aumentar o impacto das ações sobre o público-alvo, com investimentos de baixo custo e apostando em ações de alto alcance e - até mesmo - com potencial de viralização.
Tais aspectos tornam esse tipo de ação em uma técnica muito interessante para empresas de manutenção de elevadores prediais e de diversas outras áreas que contam com um orçamento limitado mas desejam expandir a base de clientes de forma mais veloz e dispõem de uma equipe criativa para obter sucesso.

VALE A PENA INVESTIR NO MARKETING DE GUERRILHA EM SUA EMPRESA?

Antes de iniciar os investimentos em campanhas de marketing, inclusive ações de guerrilha, é preciso considerar diversos aspectos da marca e os objetivos, bem como ter em mente o valor disponível para a ação.
Após a avaliação é possível escolher as ações mais adequadas e qual valor será destinado para cada campanha.
Nesse contexto, o Marketing de Guerrilha se destaca, pois permite realizar diversas ações de marketing gastando pouco, algo positivo para a parte financeira da empresa.
O marketing, seja o tradicional ou de guerrilha, visa despertar curiosidade do público a respeito de um produto, serviço ou até mesmo ideias e a abordagem utilizada é o grande diferencial, pois a forma que uma campanha é construída determina se os clientes mais adequados serão atraídos, possibilitando alcançar bons resultados.

Importância, aplicação e cuidados com o marketing de guerrilha

A diversidade de informações no dia a dia e o pouco tempo que as pessoas têm as tornam mais seletivas.
Além disso, a velocidade com que as informações chegam aos clientes pelas mais diversas plataformas, demandam estratégias para capturar a atenção nos primeiros segundos para que o usuário interaja com a marca e seja levado a consumir.
Em meio a esses aspectos, os anúncios também podem ser considerados uma distração, e se não forem feitos adequadamente, com estratégia e atratividade, frente a tantas propagandas, acabam se tornando descartáveis e incômodas.
O Marketing de Guerrilha se diferencia nesse contexto, pois é pensado para ser uma ação de alto impacto, sendo um material que dificilmente passa despercebido ou que gere incômodo, já que não se assemelha aos modelos tradicionais, o que cria uma boa impressão no imaginário do público e cativa sua atenção.
Deste modo, uma empresa com terceirização de portaria em são paulo pode desenvolver estratégias focadas em marketing de guerrilha para aumentar o número de clientes e, consequentemente, de prestação de serviços.
O fator de destaque do Marketing de Guerrilha está justamente em provocar reações nas pessoas, fazendo com que tenha mais impacto e, em meio às redes sociais, o compartilhamento.
Além disso, as pessoas podem ser estimuladas/provocadas a ter determinados sentimentos e ações, podendo até repensar alguns comportamentos; bem como pode ser produzida de modo que as empresas provoquem os concorrentes de forma direta, também atraindo a atenção/reação dos potenciais clientes.

TIPOS DE MARKETING DE GUERRILHAA

O Marketing digital pode ser executado em diversos meios e de diferentes formas. O que os profissionais precisam colocar em prática é a criatividade para desenvolver as estratégias.
Pensar em técnicas para chamar atenção do público de forma correta e efetiva é o modo de conquistar a confiança dos leads, fortalecendo a base de clientes que procuram serviços como o de laudo técnico engenharia civil.
Por isso, toda a ação deve ser bem pensada antes de ser colocada em prática, considerando o objetivo traçado e a reação esperada por parte da audiência.
Para alcançar os resultados, existem algumas práticas mais comuns e estratégias. Nesse sentido, os tipos mais comuns de Marketing de Guerrilha são:

1- Guerrilha interativo

Possibilita a participação do público na ação, criando uma aproximação que beneficia a relação entre cliente-empresa.
Este tipo de ação pode ser feita por empreendimentos de diversas áreas como escolas, clínicas veterinárias, comércios varejistas, empresas de envasadora manual, entre outros.

2- Guerrilha em grandes eventos

O marketing invisível é um dos mais utilizados em eventos, já que as estratégias não ficam tão visíveis aos olhos do público.
Esta técnica funciona da seguinte forma: um convidado do evento pode beber um drink preparado com uma determinada bebida alcoólica de uma marca e você ao ver associa a bebida à marca sem precisar mencioná-la.
Nesse caso, a ideia é reforçar a marca, mesmo que de forma mais discreta e, subconscientemente, poder levar ao consumo do item.

3- Guerrilha ao ar livre

Esta opção é interessante para chamar atenção das pessoas que pouco conhecem a sua empresa. As ações podem ser feitas ao ar livre, como espaços de livre circulação.
O flash mob é um exemplo de ação de Marketing de Guerrilha que pode proporcionar bons resultados, já que faz com que as pessoas se entretenham/interessem ou fiquem curiosas, observando melhor o que está acontecendo ao redor.
Usar um telão para mostrar vídeos, contar histórias e disponibilizar espaços/ações interativas e experimentais são outros métodos que podem ser utilizados nessa técnica.
A escolha do que usar dependerá muito da estratégia que os profissionais desejam colocar em prática.
Além das práticas de marketing de guerrilha mencionados, existem outros tipos de estratégias que podem ser exploradas pelas marcas, como:

  • Buzz Marketing ou Marketing viral;
  • Marketing de emboscada;
  • Guerrilha em lugares fechados;
  • Marketing de rua;
  • Marketing de projeção;
  • Guerrilha digital.

DICAS PARA CRIAR BOAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE GUERRILHA

Após conhecer mais sobre a estratégia e seus impactos, muitas pessoas e empreendedores podem se perguntar sobre qual é a melhor forma de criar estratégias de Marketing de Guerrilha que provoquem uma reação positiva no público.
Deste modo, trazemos algumas dicas importantes e que podem te ajudar a evidenciar seu negócio:

1- Foco na audiência

Conhecer o perfil do público é uma maneira de ter mais informações sobre o que as pessoas consomem e o que elas desejam.
Quanto maior o conhecimento a respeito da sua audiência, há mais oportunidades de criar ações de marketing eficientes.
Pensar na forma como o público se comunica, o que é importante e em que canais/locais eles estão presentes são detalhes relevantes para garantir o sucesso da estratégia.
Uma maneira de conseguir dados sobre o público, aperfeiçoando as campanhas criadas, é por meio do estudo, criação e aperfeiçoamento da buyer persona (representação do cliente ideal) de uma empresa de eixos para usinagem ou de qualquer outro segmento.
Esse perfil é criado com base em dados já observados na audiência e informações de potenciais clientes que se visa alcançar e pode ser elaborado/colhido a partir da aplicação de questionários e formulários.

2- Aposte na interatividade

As pessoas adoram interagir com as marcas, principalmente com as que gostam e se identificam.
Um ponto positivo da interação é a capacidade tornar as ações mais dinâmicas, interessantes e aumentar as chances de tornar a experiência do cliente inesquecível, criando uma valorização e relação mais próxima com o negócio, criando a sensação de que a pessoa faz parte das ações e estratégias.
Competições, jogos e outros movimentos também são ações que promovem a interatividade e aumentar o engajamento da audiência, chamando atenção das pessoas e expandindo a rede, algo que pode render ótimos ganhos.

3- Tenha originalidade

No Marketing de Guerrilha a originalidade é essencial, sendo fundamental para estabelecer/reforçar a identidade e perfil da marca, bem como torná-la mais atraente para os clientes.
Apostar em ideias criativas e ter autenticidade, não copiando estratégias dos concorrentes, é necessário para construir uma identidade atrativa, além de aumentar as oportunidades de consolidar a marca no imaginário dos potenciais clientes.
Ser original é importante em diversas áreas, desde um monitoramento de estacionamento até no comércio. Lembre-se que se a ação já foi realizada anteriormente, além de ter menos força, pode remeter a marca que realizou a estratégia primeiro. Assim, é preciso imprimir a própria identidade do negócio.

4- Use a simplicidade

Os profissionais devem saber que nem toda campanha de Marketing de Guerrilha precisa ser grandiosa, afinal, o intuito é que seja mais barato - mas de impacto e/ou compartilhável, ganhando força quando alcança o público.
Assim, uma ideia simples e inteligente pode impressionar positivamente o público, mais do que ações muito chamativas mas que não foram pensadas para aquele público.
Neste momento, apostar na criatividade ao desenvolver as campanhas para divulgar serviços como sistema delivery whatsapp para restaurantes, é sempre uma excelente maneira para desenvolver o marketing do negócio.

5- Amplifique as mídias

Criar estratégias e ações de guerrilha é importante, mas os profissionais precisam decidir quais serão os canais de comunicação utilizados para a divulgação.
Utilizar múltiplos canais é um jeito de gerar buzz para a sua marca e se aproveitar desse ambiente que favorece compartilhamento e o alcance a diferentes públicos para ampliar as oportunidades.
As ações podem até ser vistas por poucas pessoas, mas é a amplificação que acontece em diferentes mídias que ajuda nos resultados positivos para a empresa.
Uma solução que pode maximizar os ganhos é aliar o marketing digital com as ações de guerrilha.

BENEFÍCIOS DO MARKETING DE GUERRILHA NOS NEGÓCIOS

As estratégias de Marketing de Guerrilha contribuem muito para o crescimento e fortalecimento da marca no mercado, além de oferecer benefícios como:

  • Oportunidade de viralização;
  • Ajuda a exercitar a criatividade;
  • Promove ações de autenticidade e reforço da identidade;
  • Traz clientes mais engajados e conectados;
  • Apresenta custo-benefício atrativo, comparado a outros métodos;
  • Pode ser utilizado por diversos segmentos de atuação;
  • Abordagem diferenciada com o público, sendo atrativo.

Com muitos pontos positivos, pensar em métodos de incorporar o Marketing de Guerrilha no seu negócio de contabilidade em Minas Gerais é o modo de aumentar o número de vendas e suporte.
Portanto, apostar no Marketing de Guerrilha é o modo de fortalecer a sua marca no mercado e no imaginário do público, melhorar a lucratividade e conquistar novas oportunidades de negociações sem que seja necessário aplicar um alto investimento financeiro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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