Rise Studio |
Logo Rise Studio

O que é transformação digital?

A transformação digital se trata de um processo evolutivo das tecnologias que permeiam os mais variados segmentos e setores empresariais atuais.

É uma estratégia que viabiliza melhorias e potencializa o desempenho do negócio, seja na mudança da postura organizacional ou na adoção de ferramentas e recursos que favorecem processos mais otimizados.

Pensando em ampliar a consciência sobre a importância de acompanhar essa transformação, criamos este conteúdo completo para você. Acompanhe e boa leitura! 

Afinal, como definir a transformação digital?

A transformação digital cresceu mais nos últimos 12 meses do que se esperava para os próximos anos. Com isso, iniciou-se um ciclo sem volta e definitivo, no qual as empresas se encontram obrigadas a buscar atualização tecnológica o quanto antes.

Nesse contexto, a mudança dos processos para o digital consiste na aplicação da tecnologia para otimizar a performance e resultados. 

Um exemplo prático que podemos citar é o uso de softwares de gestão na nuvem, que promovem praticidade, segurança e acessibilidade ininterrupta. 

O simples fato de um negócio atualizar seus recursos para atender a demanda do Home Office, já é um indício de que a transformação digital começa a ser implantada.

Segundo o executivo Tonny Martins, responsável pelas operações da IBM, o que se viu em 2020, em termos de evolução tecnológica, é que a transformação realmente chegou para ficar.

Vale ressaltar que o processo de mudança não acontece apenas na aquisição progressiva de recursos tecnológicos, mas também na conversão da cultura organizacional e de todo planejamento de ações.

Qual a importância para a evolução do mercado?

A importância de fazer parte desse momento histórico reside no simples fato que, negligenciar esse processo, gera a estagnação do negócio, perante a concorrência e aos desafios do mercado.

O que queremos dizer é que não é mais uma possibilidade, ou seja, algo que as empresas planejavam fazer, mas sim uma obrigação para garantir a continuidade das atividades e, sobretudo, poder oferecer precisamente o que o cliente busca.

Chegará o momento – e não deve demorar a acontecer – em que ostentar a transformação digital será apenas mais uma característica inerente ao negócio de sucesso.

Quais vantagens minha empresa tem com a transformação digital?

Se tudo o que falamos até aqui não te convenceu de que é uma mudança imprescindível para o futuro da sua empresa, certamente as vantagens a seguir o farão de mudar de ideia de imediato, confira:

  • Ganhos consideráveis de produtividade.

  • Redução dos gargalos operacionais, o que impacta diretamente no fluxo de trabalho.

  • Encurta a distância com seus clientes, uma vez que a interação é facilitada, prática e instantânea, gerando maior satisfação.

  • Afunila o relacionamento com os clientes.

  • A melhora na performance empresarial garante uma importante vantagem competitiva.

  • Maior facilidade na criação de serviços e produtos em consonante com as necessidades do público-alvo.

  • Redução de custos, pois o retrabalho se torna apenas uma lembrança.

  • Torna sua organização mais abordável, ampliando as vendas.

Quer se aprofundar no tema ou tirar mais dúvidas? Então, não hesite em falar com nossos especialistas. Afinal, diariamente buscamos a inovação tecnológica, o que nos diferencia no mercado. Acesse nosso site e até breve!