Sua empresa conectada com o mundo



Imagem do post O que são gatilhos mentais e como usar nos negócios?
bar

O que são gatilhos mentais e como usar nos negócios?

O Marketing Digital utiliza muitas estratégias para gerar leads e fidelizar clientes, e tem como uma dessas técnicas, os gatilhos mentais.

metric

Apesar do nome, não se trata de manipulação ou hipnose: os gatilhos mentais fazem parte da psicologia e a compreensão dela é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Todos os seres humanos possuem estímulos e motivações parecidos que, quando ativados, os conduzem para a ação.
No artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre o que são esses gatilhos mentais e como eles podem ser usados para impulsionar os seus negócios. Continue a leitura para saber mais!

COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO?

Mesmo não percebendo, tomamos cerca de 35 mil decisões todos os dias. Isso vale para decidir que roupa vestir, o caminho para chegar ao trabalho e todas as tarefas que realizamos diariamente.
Contudo, nós acabamos vivendo no piloto automático, pois nosso cérebro cria atalhos e regras mentais simples para “cortar caminho” e nos poupar tempo e energia.
Assim, nossa consciência pode focar em coisas mais importantes.

GATILHOS MENTAIS, O QUE SÃO?

Os gatilhos mentais são eventos ou circunstâncias externas que podem produzir sintomas emocionais ou psiquiátricos desfavoráveis, como ansiedade e pânico, ou favoráveis, como alegria, calma e motivação.
Um gatilho, quando ativado, pode abrir uma janela da memória que transporta a pessoa de volta para o passado, onde ela teve a sua primeira experiência. É como reviver o momento por alguns segundos e sentir a mesma coisa que sentiu na época e lugar do acontecido.

GATILHOS MENTAIS E AS VENDAS

Os estímulos que nosso cérebro capta estão envolvidos num contexto social e emocional. É a nossa mente que decide o que vai comprar, e se você sabe como a mente funciona, terá o poder de influenciar as decisões que as pessoas tomam.
Vamos ver agora 3 exemplos de gatilhos mentais e como eles podem ser utilizados no seu modelo de negócios, confira:

1- Prova social

O gatilho mental de aprovação social é ainda mais influente em situações de incerteza e de semelhança: quando estamos em dúvida, observamos mais o que os outros fazem, e nos espelhamos mais em pessoas parecidas conosco.
Há diversas formas de explorar esses gatilhos mentais para vendas, como: Depoimentos de clientes:escolha os clientes mais satisfeitos ou com maior sucesso e mostre-os na página principal do seu site. Fotos e vídeos dão ainda mais credibilidade ao depoimento. Cases de Sucesso: você pode produzir materiais explicando como clientes obtiveram sucesso com o seu produto. Envie para prospects que ainda estão em dúvida – escolha empresas com características semelhantes para potencializar os resultados.

2- Escassez

Damos mais valor às coisas que estão menos disponíveis. Esse gatilho mental é amplamente utilizado. Basta você pensar no quanto é difícil resistir a chamadas do tipo “Só até amanhã!” e “Vagas limitadas!”.
Algumas dicas para usar esse gatilho com sabedoria:
Informação privilegiada: assim como produtos escassos, as informações exclusivas também são mais persuasivas. Ofereça algum conteúdo apenas para as pessoas inscritas na sua newsletter, por exemplo.
Bônus: ofereça algo único para uma condição única. Por exemplo: “Se você fechar até amanhã, podemos te dar acesso a um curso especial/agilizar o seu onboarding”

3- Autoridade

Esse gatilho mental é poderoso e essencial que construa autoridade no mercado e se apresente como especialista na sua área. Veja como pode ser utilizado:
Palestras: Participar e promover eventos e palestras é uma forma potente de ganhar credibilidade e confiança no seu setor. Se você está no palco é porque tem algo a dizer, e as pessoas respeitam isso.
Apoio dos especialistas: Autoridade é transferível. Se alguém que já é bem reconhecido fala bem de você ou da sua empresa, você ganha pontos. Relacione-se bem com os especialistas da sua área. Citar as autoridades que você acompanha também ajuda.
Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com outras pessoas e ajude a informá-las sobre o uso dos gatilhos mentais!
Aproveite e nos siga em nossas redes sociais @risestudiobr.
Até mais!

Veja também

Imagem do post

6 dicas para criar um site responsivo

Nos dias de hoje, quem vive longe da internet? A web transformou nosso jeito de pensar, agir e, principalmente, comprar.

Ler mais16/01/2020
Imagem do post

6 ferramentas de CRM que trazem resultados!

A automação digital tem sido empregada de maneira ampla nas empresas, tanto que ferramentas como o sistema CRM, são cada vez mais aplicados para melhorar a interação entre a marca e o consumidor final.

Ler mais28/04/2022
Background contato

Envie seu Curriculo


Envie seu Curriculo

Selecione...
arrow
Background contato