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Pequenas empresas realmente precisam de um site?

O setor de micro e pequeno negócio corresponde cerca de 30% do PIB brasileiro, segundo o Jornal Contábil. Além dos grandes desafios enfrentados com relação ao desenvolvimento, ainda existe o fator concorrência.

É justamente nesse ponto que o site se torna um grande diferencial para o pequeno empresário. Resolvemos elencar alguns fatores que vão ilustrar melhor essa afirmação. Acompanhe!

A transformação digital nas pequenas empresas

A transformação digital está avançando no Brasil e no mundo. Após a crise da pandemia mundial, houve o aumento expressivo do uso da tecnologia na gestão dos negócios.

Pequenas empresas que antes eram capazes de gerenciar um negócio físico, se viram obrigadas a migrar para o digital. Colaboradores em home office, reuniões por videoconferências e vendas on-line já fazem parte da rotina de muitos empresários.

Eventualmente a crise passará. Entretanto, seus impactos permanecerão. Segundo dados do IBGE, em julho de 2020, mais de 700 mil pequenos negócios fecharam as portas devido os efeitos da crise.

Esse cenário acelerou a implementação de planos de migração do negócio físico para o digital. Temos a certeza de que a transformação digital já não é mais uma escolha e sim uma questão de sobrevivência.

Pequenas empresas precisam atrair mais clientes

Segundo um estudo do Sebrae, cerca de 72% das pequenas empresas utilizam o WhatsApp como forma de relacionamento com o cliente. Além disso, 40% afirma que mantém um perfil no Facebook atualizado.

O comportamento do consumidor mudou, juntamente com a crise da pandemia mundial. Agora, buscam por referências na internet sobre as empresas de interesse. É os clientes que procuram a empresa e não o contrário.

Nesse cenário, ter um site responsivo, muito bem construído e visualmente atrativo pode ser um fator-chave que impulsionará a decisão de compra ou fechamento de contrato. 

No site, deverá conter informações completas sobre o surgimento da empresa, valores e missão. Além disso, deve conter informações realistas sobre produtos ou serviços ofertados. Os depoimentos de clientes satisfeitos podem servir como estratégia de diferencial, que colabora com a percepção de valor do visitante.

Isso mostra que a digitalização do negócio é um processo quase que obrigatório, principalmente para pequenas empresas que desejam sobressair a concorrência no mercado de atuação.

Retorno do investimento e conversão de vendas

Quando falamos em investimento financeiro, o primeiro fator que analisamos com muita cautela é o retorno. Quanto mais rápido, mais viável se torna o investimento.

Geralmente, o investimento em um site profissional está nos últimos lugares da lista de prioridades do pequeno empresário. Entretanto, deveria estar nas primeiras 5 posições de essenciais para o desenvolvimento do negócio.

O site é responsável por atrair clientes de qualquer canto do Brasil. Além disso, garante diferencial competitivo e aumenta a credibilidade do negócio. Tudo isso somado a uma gestão eficiente, é receita de sucesso.

Em relação ao investimento, caso o projeto seja realizado por uma equipe especializada, terá um custo único que não exige manutenção. Por outro lado, se não houver transparência e comprometimento desde a etapa de planejamento até o desenvolvimento do site, o empresário poderá arcar com sérios prejuízos.

O retorno é rápido, uma vez que é possível realizar um atendimento ao cliente via formulários de contato ou até mesmo o chatbot, que pode ser instalado no próprio site. Com um site bem construído, que priorize a experiência do usuário, certamente terá um retorno satisfatório.

O que está esperando para realizar um projeto de site profissional para o seu negócio? Está na hora de digitalizar! Entre em contato com um de nossos especialistas via WhatsApp e saiba como podemos ajudar sua empresa a alavancar de vez no mercado!