Rise Studio |
Logo Rise Studio

Quais as ferramentas ideais para gerenciar um e-commerce?

Por mais que o e-commerce moderno seja automatizado e otimizado para o funcionamento ininterrupto, ainda é fundamental identificar as melhores e mais aderentes ferramentas gerenciais, a fim de ampliar os resultados e alcance da plataforma.

Contudo, essa pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, uma vez que os recursos e softwares investidos devem fazer sentido no planejamento e, sobretudo, suprir gargalos e necessidades do processo comercial da loja virtual.

A seguir, vamos falar um pouco sobre as principais ferramentas que oferecem um gerenciamento eficiente de e-commerce de todo porte. Boa leitura!

Gestão de e-commerce: 5 ferramentas para obter alto desempenho

Assim como uma loja física, o e-commerce possui demandas que exigem rigor no gerenciamento, podemos citar o estoque, gestão financeira, relacionamento com fornecedores e a experiência do consumidor, elemento que deve ser o foco de qualquer empreendimento, especialmente o digital.

1. Análises consistentes com o Google Analytics

O Google Analytics Enhanced E-commerce é indispensável para que a loja virtual consiga efetivar uma análise sólida de suas informações. Com a ferramenta você pode avaliar o formato atual de consumo dos clientes, identificar produtos buscados, adicionados ou mesmo excluídos do carrinho de compra.

Com isso, fica viável elaborar estratégias para incentivar o cliente a seguir com a compra ou compreender melhor as razões que o fizeram desistir do produto. 

2. Para melhorar a comunicação com o cliente use JivoChat 

Embora o contato direto com o cliente seja menor no ambiente e-commerce, a verdade é que você precisará resolver dúvidas ou auxiliar no pós-venda. Nesses casos, o ideal é ter um aplicativo como o JivoChat para fortalecer a interação e comunicação.

Através de conversas online é possível gerenciar as críticas e elogios, absorver sugestões e dúvidas, a fim de estimular a experiência do consumidor e tonificar a marca.

3. Mais integração com o Pluga

O eixo do e-commerce de sucesso é a integração entre recursos e ferramentas. Atuar com serviços desconexos e descentralizados abre margem para gargalos operacionais, os quais podem se tornar “invisíveis”, prejudicando aspectos gerenciais e financeiros.

Portanto, a ferramenta Pluga realiza a integração de todos os aplicativos do seu e-commerce, trazendo maior poderio operacional para sua loja virtual.

4. Software de gestão integrada (ERP)

Agora, se você busca a gestão completa da loja, o ERP é o sistema que você precisa. Ao centralizar procedimentos, setores e demandas, o ERP entrega a otimização de todo o fluxo operacional.

Por meio do sistema desenvolvido especificamente para o e-commerce se torna viável gerenciar desde o financeiro até o estoque e fornecedores. Tudo ao alcance de poucos cliques.

5. Ampla personalização com o SmartHint

Ao utilizar inteligência artificial como base, a SmartHint proporciona recursos para gerar experiências personalizadas de acordo com o perfil do seu cliente. 

Além disso, a ferramenta trabalha com sugestões e recomendações que abrangem o histórico de consumo, ou seja, amplia a assertividade das ofertas e potencializa vendas.

Essas são apenas algumas sugestões de ferramentas para a gestão de e-commerce, mas há um ponto de atenção aqui antes mesmo de aderir a uma delas, que é a solidez da estrutura da sua loja.

Sendo assim, de nada adianta investir em inúmeras ferramentas, se a sua plataforma de e-commerce não for desenvolvida profissionalmente. O resultado pode ser investimento perdido e baixo resultado.

Para eliminar essa possibilidade, entre em contato com a Equipe da Rise Studio, pois temos a experiência e a tecnologia ideais para desenvolver o melhor e mais otimizado e-commerce que vende.

Venha fazer seu orçamento com a gente!

Gostou de aprender mais sobre ferramentas de gestão de lojas virtuais? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo e ajudar outras pessoas!