Rise Studio |
Logo Rise Studio

Quais tipos de sites existem e qual é o ideal para o seu negócio?

No início da internet, a maior parte dos sites não eram dinâmicos e possuíam apenas blocos de texto e imagens simples. Atualmente, existem vários tipos de sites, cada um voltado para um modelo de negócio específico.

Sendo assim, antes de criar ou reformar o site da sua marca, é importante entender qual site irá representar melhor o seu negócio.

Para ajudar, vamos apresentar as melhores opções e explicar a melhor aplicabilidade para cada uma delas. Acompanhe!


6 tipos de sites específicos para empresas 


  1. Site Institucional


O site institucional é composto por informações sobre o negócio, serviços e produtos, preços, e formas de contato. É quase um cartão de visitas online.

Comumente, eles são utilizados por empresas que desejam garantir a sua presença no ambiente digital e criar uma certa identidade nesse meio. Tudo isso de maneira extremamente profissional.

Ele se enquadra como um site mais objetivo, justamente por ter uma proposta mais rápida. 


  1. Site Dinâmico


Diferentemente do site institucional, o site dinâmico proporciona maior variedade de conteúdos que são constantemente atualizados, fazendo com o que ele permaneça renovado.

Além do conteúdo institucional, é possível inserir um blog, que dá a oportunidade para que a empresa possa investir em Marketing de Conteúdo e em Otimização para Buscadores (SEO). 

Ambas as ferramentas citadas anteriormente são essenciais para atrair clientes em potencial no meio online. Elas são capazes de fortalecer a relação com a audiência, atrair e nutrir os leads.


  1. Site e-commerce 


Também chamados de sites de comércio eletrônico, eles apresentam uma interface elaborada especificamente para a realização de vendas online.

Esse modelo e-commerce é excelente para comerciantes e lojistas que pretendem expandir seus negócios. 

Contudo, é importante ressaltar que manter um site como esse exige tempo para atualização constante da loja (incluir produtos, alterar preços, cadastrar dimensões e peso do produto para cálculo de frete).


  1. Site One Page


A principal característica desse tipo de site é que toda informação é carregada em uma única página, à medida em que o usuário percorre o conteúdo. 

A principal vantagem desse modelo é a excelente performance em dispositivos mobile, porque é mais leve e demora menos para carregar.

Dessa maneira, a página se desloca suavemente até o setor desejado. É comum que as interfaces desses portais sejam muito bonitas, rápidas e de fácil utilização.


  1. Blogs


Os Blogs podem ser adicionais em um site dinâmico (como visto no tópico 2) ou o próprio site em si. Sempre levando em conta os leitores fiéis, o layout deve sempre impulsionar a navegação horizontal, ou seja, fazer com que o leitor vá pulando de conteúdo em conteúdo, permanecendo o máximo de tempo no site.

Além disso, as empresas utilizam os blogs para manter um relacionamento de modo mais informal com seus consumidores, possibilitando melhores conexões.

  1. Hotsite


Esses sites são temporários e costumam ser pensados para divulgação de alguma campanha publicitária ou ação promocional realizada no momento.

Os hotsites são responsáveis por “avisar” os clientes de que alguma novidade está chegando, o que proporciona o aumento do interesse.

O objetivo é captar a atenção do público e levá-lo a um ambiente com alto poder de conversão, sempre com um posicionamento mais chamativo e com foco na proposta central.


Conseguiu identificar qual o melhor tipo de site para sua empresa?


A variedade dos sites é muito grande, mas quando os objetivos da empresa são claros e as ferramentas disponíveis para isso também são, a escolha fica mais fácil!

Descubra mais sobre a importância de um site em nosso blog e como um bom planejamento de navegação contribui para o sucesso do seu negócio!